Anthony McCall

Anthony McCall e a coleção do Espace Gantner II

Anthony McCall é pioneiro no uso da luz como médium. Tanto esculturalmente como temporalmente. Ele começou a sua carreira em Londres onde inspirado pelos cineastas estruturalistas desenvolveu seus primeiros trabalhos confrontando a narrativa convencional do cinema. McCall www.anthonymccall.com é conhecido por seus filmes de luz sólida (Solid light films), uma série de instalações iniciadas em 1973, com Line Describing a Cone e que B³ nos mostra em sua versão digitalizada.  

Line Discribing a Cone 2.0 é a nova versão de um filme feito em 1973 quase como um desenho animado, em que com pontos ele desenhava um ciclo. Porém o filme tinha uma definição precária. Em 2010, ele desenvolveu um software para realizar o ciclo e corrigir a versão inicial.

Além de Line Describing a Cone 2.0, que foi mostrada na Tate Gallery em 2010, estão na mostra Earthwork (1972), Landscape for Fire (1972) e Landscapes for White Squares (1972). As 2 Landscapes são performances de durações extendidas que se relacionam com o seu projeto de transformação do espaço com a luz (ambient light).

Abertura: 19 de maio às 19 horas

Exposição: de 20 de maio – 30 Junho

de 3a a 6a feiras das 15 as 19 horas

On May 19th, B3 brings to Recife an exhibition of Anthony McCall and increase the numbers of digital works from the Espace Gantner Collection.

 

Anthony McCall has pionnering the use of light as a medium. He bagans his career in London influenced by the structuralist filmmaker his first works were confronting the conventional narrative of the cinema. McCall is known for his Solid Light Films, a series of works initiated in the early 70′s with Line Describing a Cone (1973) that BCUBICO is showing in its digital version. Light Describing a Cone 2.0 was prmeire at the Tate Gallery last year. The decision to make such a digital version was motived by the wish to produce a closer version to the initial wish of the artist, and reflect the potentiality for the artist to move toward  and with the digital.

Along side Line Describing a Cone 2.0 will be shown early performance works Earthwork, Landscape for Fires and Landscape for White Square (1972).

 

The second part of Espace Multimedia Gantner’s archive included works by : Du Zhenjun, Antoine Schmitt, Loïc Connanski, Tirtza Even, Graham Harwood, Gita Hashemi, Horit Herman Peled, Lynn Hersham Leeson, Felix Hubert and Philip Pocock, Technologies to the People, Aya and Gal, Kuljit Jooj Chuhan, Martin LeChevalier, Georges Legrady, Mil Yaltar.

 

Opening on  May 19th 7PM

 

Exhibition from

May 20th to June 30th

from Tuesday to Friday 3 to 7PM

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Abertura em 19 de maio de 2011 às 19h / Opening on May 19th 7PM

Exposição: 20 de maio – 30 Junho / Exhibition from : May 20th to June 30th

Anthony McCall é pioneiro no uso da luz como mídia, tanto esculturalmente como temporalmente. Começou a sua carreira em Londres inspirado pelos cineastas estruturalistas, desenvolveu seus primeiros trabalhos confrontando a narrativa convencional do cinema. McCall é conhecido por seus filmes de luz sólida (Solid light films), com uma série de instalações iniciadas em 1973, como Line Describing a Cone, mostrada agora no B³ em sua versão digitalizada.

Line Discribing a Cone 2.0 é a nova versão de um filme feito em 1973, quase um desenho animado, em que com pontos ele desenhava um ciclo. Porém o filme tinha uma definição precária. Em 2010, ele desenvolveu um software para realizar o ciclo e corrigir a versão inicial.

De Anthony McCall, além de Line Describing a Cone 2.0, mostrada na Tate Gallery em 2010, serão mostradas Earthwork (1972), Landscape for Fire (1972) e Landscapes for White Squares (1972). As duas Landscapes são performances de durações estendidas que se relacionam com o seu projeto de transformação do espaço com a luz (ambient light). Seus mais recentes trabalhos incluem Breath, Between You and I, e You and I, Horizontal.

Nos últimos anos, fez exposições individuais na Galeria Sean Kelly, em Nova York; na Galeria Serpentine, em Londres; no Centro Pompidou, em Paris; na Galeria Thomas Zander na Alemanha e na Galeria Martine Aboucaya, em Paris. Também esteve representado em exposições como Into the Light: the Projected Image in American Art, 1964–77, no Museu Whitney, em Nova York, 2000–2001; Projections: Beyond Cinematic Space, no Hamburger Bahnhof, Berlim, 2006–2007; e The Cinema Effect: Illusion, Reality and the Projected Image, no Museu Hirshhorn, Washington DC, Estados Unidos, 2008.

 

Para mais informações sobre o artista, visite: http://www.anthonymccall.com