programAções

de yann beauvais

No MAMAM no Pátio uma série de programações serão reapresentadas e comentadas pelo cineasta.

de 28/11/2014 a 27/02/15 -  às 19h

A atividade programadora de yann é tão significante quanto a sua escrita sobre cinema e a sua produção de filmes. « Desde 1978, eu programei Filmes em tudo que é lugar. »(yann beauvais, Scratch Book, 1999), seja no Centre Pompidou, Louvre, American Center, Scratch, Berlin, Taiwan, Recife, mostrar filmes para yann faz parte dessa pratica incansável de difusor do cinema experimental. Ele transforma a necessidade que os cineastas têm de distribuírem e difundirem seus filmes em dar uma chance a todos os filmes. Com ProgramAções de yann beauvais, iniciativa de Bcubico em parceria com o Mamam do Pátio para comemorar os 40 anos de seu cinemAtivismo, damos ênfase nessa faceta « agente do cinema » do artista.  ProgramAções ativa múltiplas vezes o publico com programações variadas durante o período de exposição que acontece simultaneamente nos 2 espaços. Para isso reativamos 6 programas realizados por ele em diferentes partes e instituições pelo mundo, repetindo a programação a cada 15 dias; esta proposta acentua a programação enquanto acontecimento e o programa funcionando como uma partitura/roteiro para a (re)apresentação. um remake.

A construção de um ambiente no Mamam do Patio para as Apresentações de yann beauvais é uma referência a esta característica do cineasta que desde o inicio de sua prática artística afirma a necessidade de criar lugares e dispositivos para promover o cinema experimental. Ele programa mostras de filmes em diversos países; em 1982, criou em Paris, a cooperativa de distribuição de filmes Light Cone, e, em 2011 fundou no Recife com o artista Edson Barrus o centro cultural Bcubico, marcando um novo início na defesa desta prática.  Uma exposição marcando os 40 anos de ativismo propõe mostrar as diferentes facetas do engajamento artistico de yann beauvais através de seus filmes, instalações e ativismo na promoção e defesa do cinema experimental ao longo do tempo. Paralelamente a este compromisso na demonstração e divulgação da produção contemporânea, ele desenvolve um trabalho crítico através da análise de obras e movimentos em relação a esta prática e desta em relação às artes visuais, vídeo e as novas mídias . Esta exposição tem como objetivo destacar a pluralidade de atividades do cineasta privilegiando o acesso no mezanino aos documentos relativos a este engajamento. (E.B)

 

 

Os programas são :

 

28/11/14. Experiênçias sonoras e filmes experimentais, Paris, Le Louvre, Du Muet au parlant, Junho 2004

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

12/12/14. Cinema experimental Francês dos anos 20, Tokyo, Image Forum, Dezembro 1998

09/01/15. Sexo, Paris, Scratch Projection, Janeiro 1997

23/01/15. Filmes Chineses, Berlin Arzenal, Novembro 2004

06/02/15 . Alibis Prolongement Cinematographique, Paris, Centre Georges Pompidou, Julho 1984

27/02/15. Valie Export em Contexto, Recife B3, Maio 2013

 

yann beauvais é cineasta e desde o início de sua prática como artista ele afirma a necessidade de criar lugares para promover o cinema experimental, como a criação de cooperativa de distribuição em 1982, Paris (Light Cone www.lightcone.org), programando mostras de filmes desde 1978 em vários países, e a criação desde 2011 no Recife do projeto Bcubico (www.bcubico.com).

 

Author: Edson Yann

Share This Post On