Mesa redonda sobre a Exposição yb150213

Para Jean-Michel Bouhours, curador da exposição yb150213 : 40 anos de Cinemativismo de yann beauvais, “mostrar 40 anos de atividade de yann beauvais – que não trabalhou somente em torno de sua própria criação, mas ainda em direção a outras e outros, que ele apoiou como programador, curador, crítico e historiador – em 80 metros quadrados de superfície de exposição, isso exige evidentemente escolhas drásticas. A obra de yann beauvais não será apresentada aqui em sua totalidade. Longe disso. yann beauvais de A à Z ainda está por ser feita; nos contentaremos com de y a b, penúltimas margens do alfabeto romano, tomado ao inverso.

Minha escolha dirigiu-se a apenas três filmes de uma filmografia que conta com várias dezenas de trabalhos. No entanto, estes me parecem poder sintetizar três constantes em sua obra: a linguagem formal posta em obra a partir de R (1976), o ativismo que ele manifestou ao lado de movimentos border line da sociedade, o cinema experimental e a causa das comunidades gay e lésbica, enfim sua relação com o Mundo através não de sua representação – o que Debord apontou como sociedade do espetáculo, mas de seu détournement; a explosão ou a ruina das media em sua função de causar cegueira ou fascínio.
…..
Em torno desses três filmes, a boite en valise yb-iana contem sons, documentos, revistas, partituras que darão conta de um itinerário rico, onde o fazer (sua obra) se imbricou totalmente em outras atividades, de historiador, de crítico, de programador, de curador ou ainda de simples militante. Essa boite en valise pode ela mesma ser a caixa de Pandora, dando acesso ao todo. ”

Jean-Michel Bouhours sobre yb150213

Dia 25 de novembro ( 3a-feira),  19h

Mamam do Pátio

Mesa redonda sobre a Exposição yb150213

Jean-Michel Bouhours, curador da exposição
Maria do Carmo Nino, pesquisadora e produtora de texto para o catálogo.
yann beauvais, Artista e cineasta homenageado
Edson Barrus, coordenador geral do projeto.

 

 

 

 

Author: Edson Yann

Share This Post On