Nostalgia (Legendas)

Nostalgia filme de Hollis Frampton 1976 36min tradução para legendas : txt-texto de cinema

 

-Está tudo certo?

-Está tudo bem.

Estas são lembranças de uma série de fotografias

que eu fiz a alguns anos atrás.

Se escuta bem?

Sim, sim, perfeitamente. Está bom.

Esta é a primeira fotografia que fiz com a intenção direta de fazer arte.

Comprei uma câmera para mim no Natal de 1958.

Um dia no começo de Janeiro de 1959,

fotografei alguns desenhos de Carl Andre,

com quem eu dividia um apartamento barato na Mulberry Street.

Sobrou uma pose do filme,

e eu sugeri ao Carl que ele sentasse, ou melhor, se agachasse, para o retrato.

Ele insistiu que a fotografia deveria incorporar uma pequena e linda foto

que tinha sido dada a ele de presente há um ano ou antes,

por uma menina chamada North.

Como o metrônomo entrou neste esquema eu não me lembro,

mas deve ter sido de propósito.

A fotografia reaparece numa foto de Março de 1963,

mas não dá tempo de mostrar essa para você agora.

Eu me desfiz do metrônomo por fim,

depois de aguentar o seu sincopado\por um bom tempo.

Carl Andre está doze anos mais velho

e mais ativo do que estava naquela época.

Eu o encontro menos hoje em dia do que eu gostaria;

mas também tem outras pessoas que me importo menos e que vejo mais.

Eu desprezei esta fotografia por alguns anos.

Mas nunca me levei a destruir um negativo tão incriminador.

Fiz esta fotografia em 11 de Março de 1959.

O rosto é o meu, ou melhor era o meu.

Como você vê, eu estava completamente satisfeito comigo mesmo naquele momento,

provavelmente por ter sobrevivido com tamanha maturidade e sabedoria,

visto que era meu aniversário de 23 anos.

Eu fiz o foco na câmera sentei num banco na frente dela

e fiz as exposições apertando uma pêra de borracha com o meu pé direito.

Tem mais onze fotos no rolo do filme,

todas de comparável grandeza.

Algumas delas mostram minhas feições

em ânimos mais sensíveis ou arrogantes.

Uma foto registra o que hoje me parece um olhar lascivo.

Eu mandei esta foto para uma menina muita bonita e sensível

na época do equinócio da primavera.

Umas férias que guardo com estima.

Acho que escrevi uma espécie de texto crítico atrás da foto.

Nunca mais soube nada dela.

De qualquer forma, a fotografia obviamente chamou minha atenção.

Esta fotografia foi feita num estúdio em que trabalhei.

Ele era da esposa de um amigo.

Atrevo-me a dizer que eles ainda estão casados,

mas ele já não é mais meu amigo há mais ou menos dez anos.

Nós nos afastamos por conta de uma obscura vergonha mútua

a que envolveu um terceiro e três dezenas de ovos.

Eu me consolo ao perceber que todo meu corpo físico foi substituído mais de uma vez desde que se fez esse retrato de seu rosto.

Porém, eu acho que meu sistema nervoso central é uma exceção.

Esta fotografia foi feita em setembro de 1960.

A vitrine é de uma empoeirada marcenaria,

no lado oeste da West Broadway,

em algum lugar entre a Spring Street e West Houston.

A primeira vez que a fotografei foi a mais de um ano atrás,

como parte de uma série,

mas a rejeitei por razões que tinham relação com

o bom-gosto e com a ilusão de profundidade.

Depois, ao longo de dois anos,

fiz seis negativos mais.

Cada vez encontrei alguma razão para me sentir insatisfeito.

O negativo estava muito plano,

ou muito duro,

ou o enquadramento estava muito apertado.

Uma vez um cavalo se refletiu na lente,

apesar de que eu não lembro de ter visto este cavalo.

Uma vez encontrei um reflexo meu da minha câmera e do tripé.

Finalmente o marceneiro fechou a loja e se mudou.

Não consigo nem lembrar mais exatamente onde ele estava.

Mas um ano depois,

aconteceu de eu comparar as cópias que fiz dos seis negativos.

Fiquei abismado!

No meio das preocupações pelos defeitos no meu método,

a janela em si tinha mudado,

de estação para estação,

muito mais do que as minhas fotos!

Eu achei que o meu tema era imutável

e minha própria sensibilidade flexível.

Mas me enganei em relação a isso.

Então, escolhi a foto que gostava mais,

depois de tudo e destruí o resto.

Isso foi a anos atrás.

Agora me arrependo.

Eu só queria que você pudesse ter visto!

Em 1961, por seis ou oito meses,

morei num loft emprestado na Bond Street, perto da Bowery.

Um jovem pintor, que morava no andar de cima do meu,

queira ser um “Grande Mestre”.

Ele falava muito de látex e vernizes;

ele estava a caminho de ter seu “impasto” de grossura recorde.

A primavera daquele ano foi de sol,

e eu passei um mês fotografando lixo e cascalho,

imitando a “action painting”.

Meu vizinho viu meu novo trabalho,

e ele não ficou nada contente.

A sua opinião me decepcionou…

e por uma boa razão.

Ele vivia com uma mulher,

acho que o pai dela era um economista brasileiro,

que parecia ficar com ele por inércia.

Ela era extremamente honesta, suculenta e indiferente.

Nas estações amenas,

ela caminhava quase nua

e eu inventava desculpas para visitar o andar de cima, para olhar para ela.

Com o fracasso das minha fotografias como desculpa,

decidi agradar no âmbito doméstico,

fazendo um trabalho de arte realista.

eu esculpi os números que vêem em argila,

e depois os moldei em gesso.

A peça se chama “A Cast of Thousands”.

Os números estão ao contrário no molde é claro,

mas eu inverti eles novamente na impressão,

para aumentar a sua inteligibilidade.

Enfim, eu finalmente revelei a peça numa noite.

Eu acho que o pintor ficou horrorizado.

Mas a menina,

que tinha trocado poucas palavras comigo,

riu,

e depois riu escandalosamente e depois, escandalosamente, me beijou.

No começo de 1963,

Frank Stella me pediu que fizesse um retrato.

Ele precisava dele casualmente para um uso comercial:

um anúncio de uma mostra, ou talvez um passaporte.

Algo assim.

Eu só lembro que ele precisava que fosse feito rápido.

Um retrato faria.

Fiz uma série de retratos e ele escolheu um.

Seu galerista me pagou pelo trabalho.

Na maioria desta série os rostos parecem resignados,

ou melancólicos.

Este aqui me diverte porque o Frank parece estar completamente seguro.

Acho que anéis de fumaça estourando permitem uma pequena sensação além dessa.

Vendo esta fotografia recentemente,

me lembrou,

inexplicavelmente,

de uma foto de um outro artista

espirrando água pela boca,

que sem dúvida é arte.

Soltar anéis de fumaça parece mais ser uma técnica.

Normalmente, só os cantores de ópera fazem arte com a bocas.

Eu fiz esta fotografia do James Rosenquist

no dia em que nos conhecemos.

Isso foi num Domingo de Ramos em 1963,

quando ele vivia num prédio de tijolos vermelhos no número 5, em Coentis Slip.

Eu fui lá para fotografá-lo, em seu estúdio, para uma revista de moda.

O trabalho foi um fracasso,

mas depois o Rosenquist e eu ficamos amigos por anos.

Ele alugou dois andares no prédio.

No andar de baixo, onde ele vivia com a sua esposa, Mary Lou,

era bom, organizado e agradável.

A Mary Lou era relaxada, interessante, muito alta e extremamente agradável.

Rosenquist era calmo.

Era um amável, suave e tranqüilo domingo.

Conversamos por um tempo

e depois fomos para o andar de cima na sua sala de trabalho.

Eu fiz noventa e seis fotos em quase duas horas.

Esta foi a última.

Ela está desconectada das outras.

Rosenquist está segurando aberta uma cópia de uma antiga revista.

Um mapa dos Estados Unidos

mostra a distribuição dos nossos pássaros típicos.

Eu admiro a foto pela sua geometria interna,

a expressão do seu tema,

seu quase perfeito mapeamento dos valores tonais na escala de cinzas.

Ela me agrada mais do que qualquer outra coisa que fiz.

James Rosenquist e eu vivemos longe agora,

e nós raramente nos encontramos.

Mas eu não consigo lembrar de um só momento

que passei em sua companhia em que eu não tenha desfrutado completamente.

Esta fotografia foi feita quase três da manhã no dia 6 de Junho de 1963,

em Lower Manhattan.

Talvez até tenha sido na Wall Street.

É a vista desde a calçada,

através da janela de um grande banco

que estava fechado para reformas e parcialmente demolido na parte interna.

Um grande lustre de cristal,

está coberto por uma empoeirada membrana translúcida

que lembra um casulo de lagarta.

Alguém escreveu com o dedo

na vidraça empoeirada as palavras:

” Eu gosto do meu novo nome”.

Isso me parecia misterioso.

Naquele momento, eu estava tocado pelas fotografias de Lartigue,

e eu queria fazer fotos tão misteriosas quanto as dele,

porém, tentando entender o seu espírito.

Tudo o que aprendi foi que as duas de alguma forma se interligam.

De qualquer forma, meu olho para o mistério é defeituoso,

e então talvez seja o único exemplo que irei produzir.

Entretanto, por ser um negativo muito difícil de imprimir,

eu vejo que eu faço menos e com menor frequência.

Esta fotografia de dois banheiros,

foi feita em fevereiro de 1964,

com uma câmera de grande formato nova que tinha acabado de comprar.

Como você pode ver,

é uma imitação de uma pintura renascentista da crucificação.

O contorno da cruz está bem claro.

Como a sua base,

a privada fechada na direita representa a Virgem Maria,

na esquerda está a santa Maria Madalena:

uma privada com a tampa levantada.

O rolo de papel higiênico representa o crânio de Adão,

cujo pecado é convencionalmente lavado

pelo sangue que o Salvador crucificado derramou.

A escada levando as duas cabines simbolizam o Calvário.

Eu não tenho certeza absoluta do significado iconográfico das lâmpadas,

mas as aréolas que os cercam são mais que sugestivas.

Depois, na primavera de 1964,

um pintor amigo pediu para fazer uma documentação fotográfica do spaghetti,

uma imagem que ele queria incorporar a um trabalho dele.

Eu instalei a minha câmera sobre uma bandeja vazia do quatro escuro,

abri uma lata de spaghetti Franco-American número 2,

e o despejei.

Depois eu o misturei,

até que eu vi um arranjo aleatório aceitável dos fios da massa,

e terminei a foto rapidamente.

Depois em vez de jogar fora o spaghetti,

eu o deixei lá, e fiz uma foto por dia.

Esta é a décima oitava fotografia dessas.

O spaghetti tinha secado sem apodrecer.

O molho é uma espécie de verniz rosa

nos cordões amarelos.

Todo ele está coberto por atraentes colonias maduras de mofo

em três cores: preto, verde e branco.

Eu continuei a série até que nenhuma mudança mais parecia ocorrer.

Quase por dois meses no total.

O spaghetti nunca se consumiu totalmente,

mais o mofo por fim, desapareceu.

Esta foto foi feita no estúdio do Michael Snow,

algum dia de 1965.

Ela se tornou um poster

anunciando a mostra do seus trabalhos das “Walking Woman”

na Galeria Poindexter naquele ano.

O maior número possível das peças são vistas,

por reflexo ou transmissão,

num folha transparente de acrílico que em si faz parte da peça.

O resultado provavelmente é confuso,

não mais do que a mostra aparentemente era,

já que ela parece ter sido meticulosamente ignorada.

Se você olha de perto,

você consegue ver o Michael Snow

na esquerda por transmissão

e minha câmera, na direita, por reflexo.

Eu lembro que trabalhamos metade de um dia por duas ou três fotos.

Acho que o Snow gostou da foto em si, como eu também.

Mas ele não gostou nada do poster.

Ele disse que eu escolhi uma fonte

que parecia o convite para um evento de uma igreja.

Eu lamento dizer que ele tinha razão.

Mas era tarde demais.

Não havia nada que pudesse ser feito.

A coisa toda ainda me perturba.

Gostaria de ter podido me desculpar com ele.

Essa fotografia posada de Larry Poons

recostado em sua cama

foi feita em 1966 para a revista Vogue.

Eu estava extasiadamente feliz naquela tarde,

por razões inteiramente pessoais.

Eu ajustei minha câmera rapidamente,

fiz uma só foto, e fui embora.

Depois me mandaram um cheque, pela fotografia que pensei estar inadequado,

com a metade do valor.

Eu o devolvi para a revista com uma carta de esclarecimento.

Eles me mandaram outro cheque com o valor que tinha pedido:

setenta e cinco dólares.

Meses depois, a fotografia foi publicada.

Eu estava trabalhando num laboratório de filmes coloridos na época.

O meu chefe viu a foto,

e eu quase perdi o emprego.

Eu decidi parar de fazer este tipo de coisas.

Eu não fiz esta fotografia,

nem sei quem fez.

Nem consigo lembrar exatamente quando ela foi feita.

Ela foi impressa num jornal,

então acho que qualquer pessoa paciente

interessada neste tipo de coisas

poderia se satisfazer inteiramente sobre a sua origem.

A imagem está levemente indefinida.

Um homem atarracado de meia idade usando um boné de beisebol

olha para trás, para a câmera, realmente consternado ou preocupado.

A foto o tomou em meio de uma vitrine de esferas,

cada uma do tamanho de uma uva

e de uma desinteressante luz colorida.

Ele está segurando quatro delas em suas mãos.

As demais parecem estar submergidas pela metade em água,

se não encostadas em algo como lama.

A vaga, massa mosqueada atrás do homem agachado sugere uma folhagem.

Eu estou intrigado e um pouco angustiado pela vista desta foto

já que o protagonista parece estar com as esferas.

Elas parecem completamente estranhas,

ainda que não tão ameaçadoras, no final da contas.

O que isso significa?

Eu não sei ao certo,

mas estou completamente disposto a oferecer uma explicação plausível.

O homem cultiva frutas no Texas.

Seu pomar fica perto do Golfo do México.

As esferas são uvas.

Quando estavam perto de estarem maduras,

um furacão inundouo pomar e derrubou as frutas.

O homem está chocado pela sua perda comercial,

e um pouco ofendido com o fotógrafo

que se intrometeu em sua tentativa de ter acesso a elas.

Por outro lado,

eram fotografias de antiguidade,

então esta imagem deve datar do tempo,

digamos, de Pascal;

e suponho que ele a entenderia de forma um pouco diferente.

Desde 1966 tenho feito poucas fotografias.

Isto foi em parte por conta do design e parte por preguiça.

Eu acho que fotografo menos de 50 poses por ano agora.

É claro que trabalho de forma mais consciente do que fiz em um momento.

e isso importa.

Mas devo confessar que em grande medida desisti da fotografia.

Então é ainda mais surpreendente

que eu tenha sentido outra vez, algumas semanas atrás

um inesperado desejo

que pareceria familiar há alguns anos atrás.

A necessidade de levar a minha câmera para rua e fazer uma foto.

Era uma vontade simples e intrusiva.

Então eu a obedeci.

Eu dei voltas por horas,

insatisfeito

e finalmente fui em \direção à casa de tarde.

A meio quarteirão da porta da frente da minha casa,

a perspectiva recuada de um beco chamou minha atenção…

um túnel escuro seguido por uma rua perpendicular brilhantemente iluminada.

Enquanto eu fazia o foco e compunha a imagem,

um caminhão entrou no beco.

O motorista parou, saiu e foi embora.

Ele deixou a porta da cabine aberta.

Minha composição foi arruinada.

Mas eu senti um impulso perverso de fazer a foto de todo modo.

Então eu fiz e depois fui para casa para revelar meu único negativo.

Quando fui imprimir a fotografia,

uma coisa estranha chamou minha atenção.

Algo, de pé no cruzamento e invisível para mim,

se refletiu na janela da fábrica,

e depois se refletiu novamente no retrovisor acoplado a porta do caminhão.

Era apenas um pequeno detalhe.

A partir dali,

eu expandi aquela pequena parte do meu negativo enormemente.

O grão do filme quase oculta as características da imagem.

Ela é obscura;

de forma alguma calculável,

ela é extremamente ambígua.

Contudo,

o que eu acredito ver registrado,

naquela mancha de filme,

me enche de um medo,

de um completo terror e aversão,

que acho que não devo me atrever a fazer outa foto novamente.

Aqui está ela!

Olhe para ela!

Você vê o que eu vejo?

tradução / legenda:

// .txt – texto de cinema //

 

Author: Edson Yann

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