Paul Sharits
23/02 – 30/03 2013
Paul Sharits (1943-93) é um dos pioneiros do cinema expandido. A obra do cineasta americano amplia a prática do cinema para além das formas usadas, com telas múltiplas e instalações desde os anos 60. Seu trabalho interroga tanto as condições de produção de um filme, em uma aproximação ontológica (fita, fotograma, obturador), quanto as relações que mantemos com a imagem projetada (cinema, sala de exposição). O trabalho cinematográfico de Paul Sharits não pode ser pensado fora de uma prática que explora os fenômenos da nossa percepção, assim como o seu prolongamento plástico no espaço da projeção (telas múltiplas, instalação). Esta interrogação se efetua de acordo com diferentes eixos que articulam e alternam, na sua produção, uma abordagem formal (analítica) à outra mais emotiva. A cor tem aqui um papel essencial: ela induz, produz estados perceptivos que nos perturbam e nos fascinam.
Paul Sharits inicia seus trabalhos com a pintura, antes de fazer filmes. Se os primeiros filmes foram um pouco narrativo, rapidamente o cineasta desenvolvia um cinema da percepção, os filmes trabalham a estabelcer uma ontologia do cinema. Seus trabalhos cinemátograficos vão ampliar o cinema fora do lugar do teatro para investir nas paredes das gallerias com as Instalações e os Frozen Film Frames. A primeira instalação que ele fez foi : Sound Strip Film Strip em 1972, e os Frozen Film Frames foram mostrados a partir de 1976. Os Frozen Film Frames são quase partituras dos filmes, se pode ver o filme em sua totalidade de uma vez, mais também pode-se explorar cada quadro de cor que não se pode sentir assim quando são projetados. O Frozen Film Frame é uma suspensão do tempo, uma parada do fluxo e da linearidade do filme. Se nos pensamos ao Frozen Film Frame (quadro de película) como a uma partitura, podemos entender porquê e como Paul Sharits vai voltar aos desenhos para pensar as notações dos filmes e depois voltar a pintura nos anos 80. A partir da metade dos 70 a produção de esboços com múltiplas variações são estudos para os Frozen Film Frames ou para os próprios filmes.
A esposição traz 11 desenhos, partituras, estudos para Frozen Film Frames, Frozen Film Frames (quadro de película), uma instalação e alguns filmes.
Lista das obras
Frozen Film Frame
Declarative Mode : Película 16mm (1m x 1m20)
Antioch Test : Película 16mm (0,15 x 0,20)
Untitled : Película 16mm (0,20 x 0, 24)
Desenhos
Ansia VII 1980 (0,29 x 0,21)
Guadalajara : Fmower Marquet 1980 (0,29 x 0,21)
Pacific Cosat. San Franciso 1980 (0,29 x 0,21)
Ansia V , 1980 (0,36 X 0,54)
Ansia VI , 1980 (0,54 X 0,36)
The End of Buffalo, Yougoslavia Anxiety, 1981 (0,54 x 0,36)
Study for Score for Declarative Mode II , 1976, (0,43 x 055)
Frozen Film Frame Study : Declarative Mode II, 1976, (0,43 x 055)
Untitled, (0,43 x 055)
Study for Replica I / Proof Sheet , 1976, (0,55 x 0,43)
Laps 1971 (0,21 x 0,29)
Partitura colorida Chopin, 1982, (0,29 x 0,21)
Oscillating Stripos Mapped into Intersecting Frames, 1973, (0,21 x 0,29)
Objeto:
1 Flux Poem
Instalação:
Epileptic Seizure Comparison
3,00 x 2,10x 5,60
Filmes
Wintercourse 1962 12′
Razor Blades 1965-68 25′
Piece Mandala /End of War 1966 5′
Word Movie FluwFilm N°29 1966 3’45
T.O.U.C.H.I.N.G 1968 12′
S:S:S:S:S:S 1968-70 42′
Colour Sound Frames 1974 26’30
Apparent motion 1975 20′
3rd Degree 1982 23′
Paul Sharits Inteviewed by Steina Valsulka, 1978-2006, 17′, 2ª tradução: B³
Paul Sharits interviewed by Gerry O’Grady, 1976, 30′
Publicações em exposição:
Philippe-Alain Michaud (curadoria editor): Tapis Volants, Académie de France à Rome, Les Abattoirs, Toulouse, ed Drago, Rome 2012
Millennium Film Journal n° 55 New York, Spring 2012
Philippe-Alain Michaud : Collection Films Collection cinématographique du Musée Nationale d’art moderne Centre Georges Pompidou, Paris 2012
Woody Valsulka & Peter Weibel : Buffalo Heads, Media Study, Media Practice, Media Pionniers, 1973-1990 ed by, ZKM, MIT Press 2008
Hubertus von Ameluxen, Dieter Appelt und Peter Weibel, Notation, Kalkül und Form in den Künsten, Akademie der Kunst, ZKM, Berlin 2008
yann beauvais: Paul Sharits, les Presses du Réel, Dijon 2008
Paul Sharits: Notes on Film, Exploding Cinema Free Radicals in 37th Intenational Film Festival, Rotterdam 2008
Paul Sharits Figment Guide de l’exposition, curadoria yann beauvais, Espace Multimedia Gantner 2007-2008
Gloria Moure : Paul Sharits, Espai d’Art Contemporaini de Castello, Castello 2006
Philippe-Alain Michaud : Le mouvement des images, Centre Georges Pompidou, Paris 2006
Gloria Ferreira & Cecilia Cotrim : Escritos de Artistas anos 60/70, Paul Sharits Ver/Ouvir, Jorge Zahae Ediror, Rio De Janeiro 2006
Beyond Cinema The Art of Projection; Films Videos Installations from 1963 to 2005, Works from the Friedrich Christain Flick Collection, Hatje Cantz 2006
Xcèntric 45 pelilicules contra direccio, Centre de Cultura Contemporania de Barcelona 2006
Lukasz Rondula : Paul Sharits / Joseph Robakovsky Attention: Light! University at Buffalo 2004
Gloria Moure : Behind the Facts. Interfunktionen 1968-1975, ediciones Polígrafa, Barcelona 2004
Sons & Lumières, curadoria Sophie Duplaix e MarcellaLista, Centre Georges Pompidou, Paris 2004
X-Screen, Films Installations and Actions in the 1960s and 1970s, ed Matthias Michalka, MUMOK Vienna, Wather König, Kolh 2003
Edith Russ-Haus : Turbulent Screen Die Strukturelle Bewegung in Film und Video, Medienkunst, Oldenburg, Frankfurt 2003
Paul Sharits : Entendre: Voir/ Mots par page / Filmographie, Les Cahiers de Paris Expérimental n°5, Paris 2002
Chrissie Isles : Into The Light The projected Image in American Art 1964-1977 ed Whitney Museum of American Art, New York, 2002
P. Adams Sitney : Le cinéma visionnaire, L’avant-Garde Américaine 1943-2000, Paris Expérimental 2002
Light Cone Catalogue 2001,Paris 2001
The Filmic Art of Paul Sharits, Burchfield-Penney Art Center, Buffalo, 2000
Peter Lunenfeld: Snap To Grid A User’s Guide to Digital Arts, Media, and Cultures, MIT Press 2000
yann beauvais Jean-Damien Collin : Scratch book, Scratch, Paris 1999
yann beauvais : Poussières d’image, Article de film 1979-1998, Paris Expérimental 1998
Arte Cinema Anos 60-70 Filmes Experimentais / Filme de Artistas Plasticos ed Ligia Canongia e Gloria Ferreira, CCBB, Rio de Janeiro 1997
Wheeler Winston Dixon : The Exploding Eye, A re-visionary History of the 60s American Experimental Cinema, State of Univesity of New York Press, Albany 1997
Jean -Michel Bouhours : L’art du Mouvement, Collection cinématographique du Musée Nationale d’art moderne Centre Georges Pompidou, Paris 1996
Poétique de la couleur, Une histoire du cinéma expérimental, Anthologie, Auditorium du Louvre Institut de l’image, Aix en Provence, Paris 1995
Jean-Claude Lebensztejn : Ecrits sur l’art récent, Brice Marden, Malcolm Morley, Paul Sharits éditions Aldines, Paris 1995
Paul Sharits, Revue & Corrigée n° 15 1993
Elisabeth Armstrong & Joan Rothfuss : In The Sprit of Fluxus, Walker Art Center, Minnapolis 1993
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William C. Wees: Light Moving in Time Studies in The Visual Aesthetics of Avant-garde Film Carlifornia University Press, Berkeley 1992
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Paul Sharits, Kinemathek N° 72, Freunde Der Deutschen Kinemathek, Berlin 1988
Fluxus Selections from the Gilbert and Lila Silverman Collection, MOMA, New York 1988
Films Installations : Anthony McCall, Paul Sharits, Bill Lunberg, Al Wong, curadoria de Emily Davis para a Galeria at The University of Akron, Ohio 1987
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yann beauvais Deke Dusinberre : Musique Film, Paul Sharits : Voir, Entendre, Scratch Cinémathèque Française, Paris 1986
Dominique Noguez : Une renaisance du cinéma, Le cinéma « underground » américain, Klincksiek, Paris 1985
Paul Sharits Drawings 1985, The Artists Gallery, Buffalo 1985
Jean-Claude Lebensztejn: Memento in Noise n°2, Paris 1985
Maureen Turim : Abstraction in Avant-Garde Films, UMI Research Press, Ann Arbor 1985
Mediums of Language: Vernon Fisher, Myrel Chernick, Paul Sharits, Installations, MIT, Cambridge 1982
’60 ’80 Attitudes/Concepts/Images, een keuze uit twinting jaar beeldende kunst, Stedelijk Museum, Amsterdam 1982
Paul Sharits yann beauvais: Conversations Hyeres 1980, in Scratch n°1, Paris 1982
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Paul Shartis : Cinema as Cognition, Afterimage n°7, London 1978
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Birgit Hein und Wulf Herzogenrath : Film als Film 1910 Bis Heute, Kölnischer Kunstverein, 1978
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Peter Gidal : Structural Film Anthology BFI, Londres 1976
Paul Sharits Dream Displacement and Other Project, Albright-Know Art Gallery, Buffalo 1976
John G. Hanhardt : A History of The American Avant-Garde cinema, the American Federation of Arts, New York 1976
Claudine Eizykman : La jouissance-cinéma UGE, Paris 1976
Peter Kubelka : Une histoire du cinéma, Centre National d’Art et de Culture Georges Pompidou Paris 1976
Paul Sharits : Frozen Frames, in Melba n°1, Paris Novembre 1976
Projected Images : Peter Campus, Rockne Krebs, Paul Sharits, Michael Snow, Ted Victoria, Robert Whitman, Walker Art Center, Minneapolis 1974
Annette Michelson: New Forms in Film, Montreux 1974
Amos Vogel : Film as Subsversive Art, Ramdom House, New York 1974
Hans Scheugl / Ernst Schmidt jr. Lexikon des Avantgarde, Experimental und Undergroundfilms, 2 vol. editions Suhrkamp, Frankfurt 1974
P. Adams Sitney: Visionary Films American Avant-garde Oxford University Press, New York 1974
P.AP. Filme, Lagerkatalog, Munchen 1972
Jonas Mekas : Movie Journal, The Rise of A New American Cinema 1959-1971, Collier Books, New York 1972
Alfredo Leonardi : Occhio mio dio Il New American Cinema, Feltrinelli, Milano 1971
Birgit Hein : Film im Underground, Ullstein Buch, Frankfurt 1971
Regina Cornwell: Paul Sharits : Illusion and Object, Artforum, September 1971
Paul Sharits : Blank Deflections : Golden Cinema, Film Culture n°48-49, New York, Spring 1970