WOMAN’S ART: A MANIFESTO
A POSIÇÃO DA ARTE NO MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO FEMININA
É A POSIÇÃO DAS MULHERES NO MOVIMENTO ARTÍSTICO
A HISTÓRIA DA MULHER É A HISTÓRIA DO HOMEM
Por homens terem definido a imagem para ambos sexos, criaram e controlaram as mídias sociais e de comunicação, como ciência e arte, palavra e imagem, moda e arquitetura, transporte social e divisão do trabalho. Os homens têm projetado sua imagem de mulher nessas mídias , e de acordo com esse padrão médio dão forma à mulher. Se a realidade é uma construção social e os homens seus engenheiros, estamos lidando com a realidade masculina. As mulheres ainda não chegaram à si por que não tiveram a chance de expressar-se, uma vez que não tiveram acesso à mídia.
Deixar as mulheres falarem para que possam encontrar-se, é o que peço para que possamos alcançar uma imagem auto-definida de nós mesmas e assim, uma visão diferente da função social feminina. Nós mulheres, devemos participar na construção da realidade via a construção das mídias de comunicação.
Isto não acontecerá espontaneamente ou sem resistência ou seja, devemos lutar! Se vamos continuar atrás de nossos objetivos, tais como direitos sociais igualitários, auto-determinação, uma nova consciência feminina, devemos tentar expressá-los em todas as esferas da vida. Essa luta trá consequencias a longo prazo e mudanças em todo âmbito da vida, não apenas para nós, mas para homens, crianças, família, igreja… resumindo: para o Estado.
As mulheres devem fazer uso de todas as mídias como meio de luta social e de progresso social, para que libertem a cultura dos valores masculinos. Da mesma maneira ela fará isso nas artes sabendo que os homens, por milhares de anos, puderam expressar aqui suas ideias de erotismo, sexo, beleza, inclusive sua mitologia do vigor, energia e austeridade nas esculturas, pinturas, romances, filmes, peças teatrais, ilustrações, etc., e a partir daí, influenciando nossa consciência. O tempo vai chegar.
E ESSE É O TEMPO CERTO
Que as mulheres usem a arte como meio de expressão e que também influenciem a consciência de todos nós, deixar nossas ideias fluírem para a construção da realidade, para criarmos uma realidade humana. Até então, a arte tem sido criada em larga extensão somente por homens. Eles lidaram com os temas da vida, com os problemas da vida emocional, adicionando apenas suas próprias considerações, respostas e soluções. Agora devemos fazer nossa própria afirmação. Devemos destruir todas essas noções de amor, fé, família, maternidade, companheirismo, que não foram criados por nós, e ainda substituí-los por outros de acordo com nossas sensibilidade, com nossos desejos.
Mudar as artes que os homens forçaram á nós significa destruir os aspectos femininos criados pelos homens. Os novos valores que adicionamos às artes trará novos valores para a mulher ao longo do processo civilizador. As artes podem ser de importância para a libertação feminina no momento em que nos derivemos significado – nosso significado – dela: esta centelha pode engrenar o processo de nossa auto-derterminação. A pergunta, o que as mulheres podem oferecer às artes e vice-versa, pode ser respondida da seguinte forma: a transferência da situação específica da mulher para o contexto artístico, estabelecendo signos e sinais que, por um lado, provêm novas mensagens e expressões artísticas e por outro, retrospectivamente muda a situação da mulher.
As artes também podem ser entendidas como um meio de nossa auto-definição, adicionando novos valores às artes. Estes valores que transmitidos via o processo signo-cultural, alterarão a realidade diante de uma acododação das necessidades femininas.
O FUTURO DAS MULHERES SERÁ A HISTÓRIA DA MULHER.
valie EXPORT, 1972.
Tradução: B³ / Lucas Aquino