Am I a House (Legendas)

Filme de Erwin Wurm 2005 tradução © B³

Sou uma casa?

É estranho, eu acho que deveria estar ao ar livre, não do lado dentro. Dentro de um grande hall. Pelo que sei uma casa deveria ser do lado de fora, por que protege. Protege das condições do lado de fora, do clima, da chuva, da neve, da tempestade, do frio… protege da visão na noite para o espaço aberto. Protege de sentir­se desprotegido. Protege dos espectadores e protege a vista, os pensamentos, a saúde, as condições de vida, o status mental, o fundamento psicológico. Protege do abuso, insulto, medo, perigo, dano. Dá esperança, uma casa ao ar livre dá esperança. Uma casa do lado de dentro tira nossa esperança, nos faz sem esperança. Mas é verdade?

Se é verdade, porque não vejo nos rostos das pessoas que estão me olhando? Eles parecem um pouco felizes me observando! Eles riem de mim, são amigáveis. Acredito que acham que sou uma boa casa, ou acham que sou bonita; acham que sou uma casa bonita.
Mas há algo mais, algo me preocupa. Pelo que sei isto é uma exposição de arte, uma exposição de arte, de trabalhos de arte, feitos por artistas. Uma exposição contemporânea, de arte contemporânea, feita por artistas contemporâneos; isso significa que sou um trabalho de arte. Também significa que não sou nenhuma casa, ou que sou uma casa e um trabalho de arte ou que sou apenas um trabalho de arte; no entanto isso significaria que não sou casa, sim um trabalho de arte.

Um trabalho de arte pode ser ruim ou bom, mas mesmo um trabalho ruim continua sendo arte. Mas uma casa que é ruim é “não­arte”? Sim ou não? Mas quando uma casa não é boa, é uma “não­casa” ou apenas uma casa ruim? O que há com todas as casa pelos arredores, arredores quer dizer todo lugar, por todo lugar; há milhares de casa, elas são trabalhos de arte? Peças de arte? Ou simplesmente casas? Quem diz se, enquanto casa, isto é arte ou só uma casa? Arquitetos ­ pessoas que costróem casas ­ ou artistas ­ pessoas que fazem arte ­ ou artistas contemporâneos… que fazem arte contemporânea, ou arquitetos contemporâneos… pessoas que constróem casas contemporâneas. Mas espere, existem pessoas que pensam e falam sobre arte e pessoas que só pensam e falam sobre casas. Eles realmente vivem apenas falando de arte e/ou casas, também escrevem sobre arte e/ou casas.

Lembro de alguns arquitetos ­ pessoas que contróem casas ­ dizerem que uma casa é um trabalho de arte. Ou melhor, dizem que uma casa pode ser um trabalho de arte, ou somente uma casa, nenhuma arte. Isso seria ruim? Creio que sim. Ouvi alguém dizer que um trabalho de arte é algo muito importante, algo que nem todos precisam e todos precisariam se soubessem, mas apenas poucos sabem. Como eles dizem, todo mundo precisa de casa, disso eu sei, mas se uma casa é um trabalho de arte, significa que todo mundo precisa dela duas vezes? Uma vez como casa, outra como arte.

Mas agora a questão é: sou um trabalho de arte? Sim, sou uma casa, mas se alguém quisesse me comprar o que eles dariam? Uma casa e um trabalho de arte, uma casa ou uma casa dupla, isto significa eu, a casa e a “casa­peça­de­arte”? Ou sem arte? Só uma casa. Ou sem casa? Só arte. Oh, isso é confuso. E porquê sou gorda? Uma casa não pode ser gorda, me disseram. É um fato! Nenhuma casa pode ser gorda, mas sou uma casa. Sim, sou uma casa gorda. Sou mais arte do que casa? Um trabalho de arte pode ser gordo? Acho que não. A mesma história da casa, uma casa não pode ser gorda! Um trabalho de arte não pode ser

gordo. Mas espere, talvez ser gordo seja arte? Talvez isso faça de mim uma peça de arte. Mas aí, existem muitas criaturas gordas no mundo, como animais, pessoas ou plantas e há também estruturas gordas no mundo, como companhias, contas, propriedades, forças, cidades, significa que são todos peças de arte? Todas as pessoas com sobrepeso peças de arte? Quem pode responder isto? Talvez o artista, talvez não. Talvez eu pergunte demais ­ a propósito ­ Fui construída por um arquiteto ou um artista? Ou talvez por nenhum dos dois, nem arquiteto nem artista, apenas uma pessoa normal. Mas o que eu seria?

Aliás, alguém pode me dizer o que é o grande cocô de cachorro esverdiado ali? É arte ou cocô de cachorro?

Author: Edson Yann

Share This Post On