Curtas de Jonas Mekas

Cineclube Imagem-pensamento #10 // 07 de janeiro

1949, ano em que Jonas Mekas e seu irmão Adolfas chegam aos Estados Unidos. Lituanos, eles imigram para a América depois de passar quatro anos em diferentes campos para « displaced persons », os « D.P. Camps » como ficaram conhecidos os campos criados pelas forças aliadas no final da II Guerra para acolher os prisioneiros libertados e que não podiam retornar a seus países de origem, então sob controle da União Soviética. Jonas e Adofas terminam a guerra trabalhando como camponeses em uma fazenda no norte da Alemanha, onde foram parar depois de escapar de um campo de trabalhos forçados em Hamburgo. Eles foram enviados para o campo sem grandes explicações quando tentavam chegar a Viena, fugindo da Lituânia, então sob a ocupação alemã…

Os irmãos Mekas chegam aos Estados Unidos sedentos por arte, literatura e cinema com o desejo de poder finalmente escrever, atividade que tentaram precariamente desenvolver nos campos, e pela qual Jonas já tinha algum reconhecimento na Lituânia. Tendo passado seus primeiros anos em meio na comunidade lituana no bairro de Williamsburg, no Brooklyn, rapidamente aproximaram-se de uma cena artística e cultural efervescente que já dava seus melhores sinais na literatura beat, e na qual germinava grande parte da força criativa que explodira no final dos anos 1950 e início dos anos 1960.
Assim que eles chegaram aos Estados Unidos eles compram uma câmera Bolex 16mm…  (Patricia Mourão)

Notes on the Circus, 1966, 12’ (Notas sobre o circo)

Extrato do filme Walden Diaries Notes and Sketches

“Desde 1950 mantenho um diário em filme. Tenho andado por aí com minha Bolex e reagido a realidade imediata. Certos dias filmo 10 fotogramas, noutros 10 segundos, noutros ainda 10 minutos. Ou não filmo nada… Walden contém materiais dos anos 1965-69, montados em ordem cronológica.”

Cores, movimentos e memórias de um circo. O filme foi inteiramente montado na câmera, durante as filmagens.

Travel Song, 1967-81, 25’

The Song of Assissi, 1967

The Song of Avila, 1967

The Song of Moscow, 1970

The Song of Stockholm, 1980

The Song of Italy, 1967

As imagens voam em um borrão vertiginoso até que a câmera pára e fica momentaneamente em uma cena em particular antes da corrida recomeçar. Estes fragmentos têm o rítmo impaciente de alguém a engolir o mundo em um gole voraz..

Williamsburg, Brooklyn, 1950-2003, 15’

Imagens do primeiro ano de Mekas em Nova York. Williamsburg é uma região no Brooklyn onde os imigrantes lituanos moravam, inclusive os irmãos Mekas.

 

Cineclube Imagem-Pensamento

Contemplado pelo 7º Edital do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2013-2014, constitui-se de 10 programas, com sessões semanais de 2h30′

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A diversidade de pensamento com o cinema. Assim, o texto como imagem, as relações entre imagem e som, encontram-se ao lado de filmes pessoais com uma dimensão autobiográfica. Temas como os da sociedade de consumo contemporânea, da propaganda, da representação da mulher e do neocolonialismo motivam algumas sessões. Enquanto outras, mostram o cinema em situação onde o filme e o vídeo afirmam suas diferenças, através do filme como escultura. A questão do suporte situando o filme e o vídeo em diferente lugares, que vão da sala de cinema até a galeria, será também abordada nas sessões cineclubistas. Os filmes foram legendados em português e serão disponibilizados para os cineastas, e/ou distribuidores.

 

 

4as-feiras, em Bcúbico, às 19h      .      público estimado:  25 pessoas   .    entrada livre

// Programação Cineclube: Imagem Pensamento //

 

//08 out // Reminicences to a Journey to Lithuania

Jonas Mekas, 1972, 82′ (legendado em português)

 

//15 out // Imitations of Life, Mike Hoolboom, 2003, 21′  +  Nostalgia, Hollis Frampton, 1976, 36′

( filmes legendados em português)

 

// 22 out //  Programa Peter Rose

Secondary Currents, 1982, 17′ (legendado em português) + Metalogue, 1996, 3′ +Odysseus in Ithaca, 2006, 5’20 + Solaristics, 2013, 10′ + Studies in Transfalumination,  2008, 5′

 

// 29 out //  Reassemblage

Trinh Minh-ha, 1982, 40′ (legendado em português)

 

// 05 nov // De la servitude moderne / Da Servidão Moderna

Jean François Brient, 2013, 52′ (legendado em português)

 

//26 nov // Pink Narcissus, James Bidgood, 1971, 65′

 

// 03 dez // Line Describing a Cone, Anthony Mc Call,  1972, 30′ +  Conical Intersect, Gordon Matta Clark, 1975, 18’40

 

// 10 dez // The Deadman

Peggy Ahwesh & Keith Sanborn, 1989, 36′ (legendado em português )

 

// 17 dez // Nikita Kino

Vivian Ostrovsky, 2002, 41′ (legendado em português)

 

//  07 jan 2015  // Curtas de Jonas Mekas

 

Programação de yann beauvais, cineasta e curador de mostras de filmes e vídeos desde 1982, com assessoria do designer de filmes Ж, designer de filmes formado em direção de fotografia e pós-graduado em artes visuais pelo IUNA (Argentina).

– Programação apresentada por yann beauvais

 

Author: Edson Yann

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