Nikita Kino

Cineclube Imagem-pensamento #9 // 17 de dezembro

 

Nikita Kino, 2002, 40′, Vivian Ostrovsky

legendas em português
« Em 1960, minha família morava no Brasil, quando meu pai descobriu que sua irmã e irmão, que ele não tinha visto há 40 anos, ainda estavam vivos em Moscou. Como não podiam deixar a URSS fomos visitá-los regularmente por cerca de 15 anos. Na época, eu tinha uma câmera 8 mm, em seguida, uma câmera super-8 com que eu filmei a família, os nossos passeios, os piqueniques, os mercados e as suas casas … Eu decidi usar este material, que não foi muito interessante por si só, misturando-o com filmes de found-footage soviéticos do mesmo período (1960, 1970, 1980). Eu usei filmes, de propaganda, cinejornais, etc. O resultado é uma espécie de mistura da era de Kruschev com uma colagem de música soviética e uma voz-over de minhas reminiscências da era da Guerra Fria. » Vivian Ostrovsky

 

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Em Nikita Kino (2002), Vivian mesclou cenas de sua família russa com imagens de arquivo do cotidiano e da propaganda soviética, obtendo um blend quase indiscernível de memórias individuais e coletivas.
Vivian Ostrovsky : Artista americana (1945, Nova Iorque), com formação no Brasil e em Paris, nas áreas do cinema e da psicologia. Tem uma longa carreira como cineasta, utilizando formatos analógicos (sobretudo o Super-8) e digitais. Além de realizadora, Vivian já foi distribuidora de filmes de mulheres e hoje atua como programadora do Festival de Cinema de Jerusalém. A família Ostrovsky, por sinal, é uma das mantenedoras da Cinemateca de Jerusalém.

 

 

Cineclube Imagem-Pensamento

Contemplado pelo 7º Edital do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2013-2014, constitui-se de 10 programas, com sessões semanais de 2h30′

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A diversidade de pensamento com o cinema. Assim, o texto como imagem, as relações entre imagem e som, encontram-se ao lado de filmes pessoais com uma dimensão autobiográfica. Temas como os da sociedade de consumo contemporânea, da propaganda, da representação da mulher e do neocolonialismo motivam algumas sessões. Enquanto outras, mostram o cinema em situação onde o filme e o vídeo afirmam suas diferenças, através do filme como escultura. A questão do suporte situando o filme e o vídeo em diferente lugares, que vão da sala de cinema até a galeria, será também abordada nas sessões cineclubistas. Os filmes foram legendados em português e serão disponibilizados para os cineastas, e/ou distribuidores.

 

4as-feiras, em Bcúbico, às 19h      .      público estimado: 25 pessoas   .    entrada livre

// Programação Cineclube: Imagem Pensamento //

 

//08 out // Reminicences to a Journey to Lithuania

Jonas Mekas, 1972, 82′ (legendado em português)

 

//15 out // Imitations of Life, Mike Hoolboom, 2003, 21′  +  Nostalgia, Hollis Frampton, 1976, 36′

( filmes legendados em português)

 

// 22 out //  Programa Peter Rose

Secondary Currents, 1982, 17′ (legendado em português) + Metalogue, 1996, 3′ +Odysseus in Ithaca, 2006, 5’20 + Solaristics, 2013, 10′ + Studies in Transfalumination,  2008, 5′

 

// 29 out //  Reassemblage

Trinh Minh-ha, 1982, 40′ (legendado em português)

 

// 05 nov // De la servitude moderne / Da Servidão Moderna

Jean François Brient, 2013, 52′ (legendado em português)

 

//26 nov // Pink Narcissus, James Bidgood, 1971, 65′

 

// 03 dez // Line Describing a Cone, Anthony Mc Call,  1972, 30′ +  Conical Intersect, Gordon Matta Clark, 1975, 18’40

 

// 10 dez // The Deadman

Peggy Ahwesh & Keith Sanborn, 1989, 36′ (legendado em português )

 

// 17 dez // Nikita Kino

Vivian Ostrovsky, 2002, 41′ (legendado em português)

 

//  07 jan 2015  // Curtas de Jonas Mekas

 

Programação de yann beauvais, cineasta e curador de mostras de filmes e vídeos desde 1982, com assessoria do designer de filmes Ж, designer de filmes formado em direção de fotografia e pós-graduado em artes visuais pelo IUNA (Argentina).

– Programação apresentada por yann beauvais

Author: Edson Yann

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