Programa Peter Rose

Cineclube Imagem-pensamento #3 // 22 outubro

 

Secondary Currents, 1982, 17′ (legendado em português) 

Metalogue, 1996, 3′ 

Odysseus in Ithaca, 2006, 5’20 

Solaristics, 2013, 10′ 

Studies in Transfalumination,  2008, 5′

 

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Desde 1968 Peter Rose fez mais de trinta filmes, fitas, performances e instalações. Muitos dos primeiros trabalhos levantam questões intrigantes sobre a natureza do tempo, espaço, luz, e a percepção e desenhar sobre o passado de Rose em matemática e sobre a influência de cineastas estruturalistas. Em seguida, ele se interessou em linguagem como um assunto e em vídeo como um meio e gerou um corpo substancial de trabalho que desempenhou com a sensação e a forma de sentido, textos concretos, sátira política, o desempenho das aves raras, e uma espécie de comédia intelectual.
Instalações de vídeo recentes envolveram um retorno à análise da paisagem, tempo e visão. Rose tem sido amplamente expostos, tanto a nível nacional como internacional, tendo sido incluído na mostra no Museu de Arte Moderna, a Bienal do Whitney, o Centro Pompidou, o Museu de Arte de Filadélfia, a Sociedade de Cinema do Lincoln Center, e o Rotterdam International Film Festival .
Como ele escreveu: Alguns de nós trabalhamos em uma relação próxima com os nossos públicos-alvo, falando linguagens familiares para que os arquétipos de nossa cultura pode ser reconhecido; e alguns elaborar uma interioridade auto-criação a partir do qual, se tivermos sorte, vamos trazer de volta a forma de um alfabeto recém-imaginado de sentimento. Encontro-me oscilar entre essas duas agendas e encontrar a dialética um produtivo, um reflexo da natureza complexa e contraditória do nosso tempo.

 

Secondary Currents, 1982, 17′ (legendado em português)Secondary Curents é um filme sobre as relações entre a mente e a linguagem . Guiado por um narrador improvável que fala uma variedade imensa de nonsense, é um filme « sem imagem », no qual as relações entre a mudança do comentário « voice-over » e a narração legendado constituem um dueto de voz peculiar, pensamento, som e fala. Uma espécie de ópera cômica, o filme é uma metáfora escura para a ordem e entropia da linguagem e tem sido objeto de uma serie de artigos sobre o uso da linguagem nas artes. Percussão de Jim Menesss. « Prizbath ke não Panz fatundo. Elmo cheshkadshi par lo lio biorn fatooshka ! Como cinquema não delamyero sima DIS, si cuja filidistro cuamchano mirichi-vasi komino sano dimensia ! M’hidradane Vodohook.

 

Metalogue (1996) – 3min. digital video

Metalogue tem sido descrita como um cruzamento entre um “discurso” e um “fogo de artifício”. Técnicas de edição digitais têm sido usados para refletir e refratar a monólogo complexo sobre a memória, tempo e linguagem. Ao incorporar os gestos correspondentes em uma matriz diacrônica espetacular, Peter Rose cria uma nova forma de poesia.

 

Odysseus in Ithaca (2006) – 5min. video
Odisseu amarra seu barco em uma máquina de arquitetura alienígena, um labirinto com ecos de De Chirico e Escher- um lugar de mistério e poder, onde as regras da perspectiva visual são transformados e outro espaço estoura. Encomendado pelo Museu de Arte da Filadélfia.

 

Studies in Transfalumination (2008) – 5:30min. vídeo
Studies in tranfalumination explora lanternas modificadas e projetores de vídeo simplificada para explorar as complexidades visuais do mundo comum: um túnel, uma moita de capim, uma tabela descartada, o lado de baixo de uma ponte, nevoeiro, um pedaço de rocha, e uma árvore. Todas as imagens foram filmadas em tempo-real, não existe animação. O vídeo é o terceiro de uma série de trabalhos que exploram a luz e a escuridão.

 

Solaristics (2013) – 9:40min. vídeo
A fenomenologia do sol negro; uma antologia de avistamentos; um ecoparable

 

 

Cineclube Imagem-Pensamento

Contemplado pelo 7º Edital do Audiovisual de Pernambuco – Funcultura 2013-2014,constitui-se de 10 programas, com sessões semanais de 2h30′

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A diversidade de pensamento com o cinema. Assim, o texto como imagem, as relações entre imagem e som, encontram-se ao lado de filmes pessoais com uma dimensão autobiográfica. Temas como os da sociedade de consumo contemporânea, da propaganda, da representação da mulher e do neocolonialismo motivam algumas sessões. Enquanto outras, mostram o cinema em situação onde o filme e o vídeo afirmam suas diferenças, através do filme como escultura. A questão do suporte situando o filme e o vídeo em diferente lugares, que vão da sala de cinema até a galeria, será também abordada nas sessões cineclubistas. Os filmes foram legendados em português e serão disponibilizados para os cineastas, e/ou distribuidores.

4as-feiras, em Bcúbico, às 19h      .      público estimado:  25 pessoas   .    entrada livre

// Programação Cineclube: Imagem Pensamento //

 

//08 out // Reminicences to a Journey to Lithuania

Jonas Mekas, 1972, 82′ (legendado em português)

 

//15 out // Imitations of Life, Mike Hoolboom, 2003, 21′  +  Nostalgia, Hollis Frampton, 1976, 36′

( filmes legendados em português)

 

// 22 out //  Programa Peter Rose

Secondary Currents, 1982, 17′ (legendado em português) + Metalogue, 1996, 3′ +Odysseus in Ithaca, 2006, 5’20 + Solaristics, 2013, 10′ + Studies in Transfalumination,  2008, 5′

 

// 29 out //  Reassemblage

Trinh Minh-ha, 1982, 40′ (legendado em português)

 

// 05 nov // De la servitude moderne / Da Servidão Moderna

Jean François Brient, 2013, 52′ (legendado em português)

 

//26 nov // Pink Narcissus, James Bidgood, 1971, 65′

 

// 03 dez // Line Describing a Cone, Anthony Mc Call,  1972, 30′ +  Conical Intersect, Gordon Matta Clark, 1975, 18’40

 

// 10 dez // The Deadman

Peggy Ahwesh & Keith Sanborn, 1989, 36′ (legendado em português )

 

// 17 dez // Nikita Kino

Vivian Ostrovsky, 2002, 41′ (legendado em português)

 

//  07 jan 2015  // Curtas de Jonas Mekas

 

Programação de yann beauvais, cineasta e curador de mostras de filmes e vídeos desde 1982, com assessoria do designer de filmes Ж, designer de filmes formado em direção de fotografia e pós-graduado em artes visuais pelo IUNA (Argentina).

– Programação apresentada por yann beauvais

Author: Edson Yann

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